Medeiros derrota Paulão e assume comando do PT de AL


O resultado já era esperado. A diferença, não. Em Alagoas, o Processo de Eleição Direta (PED), para renovação das direções municipal, estadual e nacional do Partido dos Trabalhadores foi encerrado, nesse domingo (06/07) com a vitória do deputado estadual Ronaldo Medeiros.

Com mais de 72% dos votos em todo o Estado, ele será o novo presidente do diretório estadual, impondo uma grande derrota ao grupo do deputado federal Paulão.

Em Maceió, onde tem mais bases, Medeiros impôs uma diferença ainda maior. Ele teve 3.751 votos (83%), contra apenas 725 de Dafne Orion, candidata a presidente estadual que era apoiada por Paulão e pelo atual presidente do partido no Estado, Ricardo Barbosa.

De acordo com resultados totais apurados, votaram no PED em Alagoas 12,8 mil. Ronaldo Medeiros teve 9,3 mil votos ou 72%. Até o final da noite deste domingo as atas das apurações foram conferidas, mas falta a direção estadual divulgar o resultado oficial.

Na capital, a diferença de Ronaldo Medeiros foi ainda maior. Ele teve 3.751 votos (82,3% dos válidos) contra 725 de Dafne Orion e 81 de Paulo Henrique, que concorriam para a presidência do diretório estadual do partido. Em Arapiraca a diferença foi próxima a de Maceió. Ronaldo Medeiros teve 898 votos (81%) contra 218 de Dafne Orion.

Medeiros venceu Dafne na maioria dos maiores colégios eleitorais, a exemplo de São Miguel dos Campos (799 x 240 ), Rio Largo (106 x 20) e Delmiro Gouveia ( 244 x 126). EM todo o Estado foram realizadas eleições em 82 cidades, sem que em 32 concorreram chapas únicas para o diretório municipal.

A corrente Construindo um Novo Brasil, de Paulão, estava no comando do PT estadual há mais de 30 anos em Alagoas. Nacionalmente, a CNB é a maior tendência interna do partido. Já a Resistência Socialista, de Ronaldo Medeiros, é a segunda maior.

Além de ter liderado ações para filiar novos militantes em Alagoas durante a campanha nacional de filiação do PT, realizada entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, Medeiros costurou alianças com outros grupos petistas, a exemplo do Movimento PT e fez uma forte campanha de marketing defendendo a “renovação” partidária.

Com a vitória nesse domingo, Medeiros assume o comando do PT pelos próximos 4 anos e deve definir as alianças que o partido fará no Estado daqui por diante.

Aliado do governador Paulo Dantas, do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, do senador Renan Calheiros e do ministro Renan Filho, Medeiros deve conduzir o partido para participar de uma coligação com o grupo do governo.

Para Medeiros – anote – a prioridade é montar uma boa chapa de deputado estadual e deputado federal, garantir a eleição do sucessor de Paulo Dantas e apoiar a reeleição do senador Renan Calheiros, considerado um dos mais importantes aliados de Lula em Alagoas. As candidaturas majoritárias no PT de Alagoas não estão descartadas. Mas tudo indica que Medeiros vai centrar forças nas proporcionais, levando o partido para apoiar nomes competitivos para o governo e o Senado, garantindo assim o palanque de Lula em 2026 em Alagoas.



Fonte: Gazetaweb