As Forças Armadas dos Estados Unidos estão se preparando para a possibilidade de realizar operação, que podem durar semanas, contra o Irã, caso o presidente Donald Trump ordene um ataque. A informação foi divulgada pela agência Reuters nesta sexta-feira (13/2).
Segundo a publicação, a invasão tem potencial para se tornar um dos conflitos mais sérios e graves entre os dois países.
Nesta sexta, Trump divulgou Thuth Social uma imagem do porta-aviões USS Abraham Lincoln (na foto em destaque), que chegou ao Mar da Arábia no fim do mês passado. Nos últimos dias, a imprensa norte-americana disse que a Casa Branca avalia a possibilidade de enviar um porta-aviões para o Oriente Médio, seria o segundo enviado para a região.
A possibilidade de uma invasão norte-americana aumenta a tensão entre Washington e Teerã. Membros do corpo diplomático dos dois países recentemente se reuniram em Omã, país no Oriente Médio, o objetivo era discutir o programa nuclear iraniano.
Tensão entre EUA e Irã
Os EUA querem impor regras mais rígidas ao acordo com o objetivo de impedir que o Irã desenvolva armas nucleares. Washington também quer incluir no acordo temas de segurança mais amplos, como os mísseis iranianos e o apoio de Teerã a grupos armados no Oriente Médio.
O encontro em Omã ocorreu depois de ameaças de Trump e o receio de uma possível invasão militar. Após o encontro, o presidente norte-americano chegou a declarar para jornalistas que estava tendo dificuldades de “chegar a um acordo” com o Irã e sugeriu a possibilidade de uma invasão no país.
“Às vezes você tem que ter medo. Essa é a única coisa que vai realmente resolver essa situação”, disse Trump.
Anna Kelly, porta-voz da Casa Branca também endossou a declaração de Trump em conversa com a imprensa. Questionada sobre a possibilidade de uma operação militar no Irã, a membro o governo norte-americano afirmou que “Trump tem todas as opções sobre a mesa para lidar com Irã“.



