Ministros dos Brics se reúnem em Brasília em 1º encontro após expansão


A reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países-membros dos Brics teve início nesta segunda-feira (28), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Esse é o primeiro evento oficial do grupo após a ampliação de seus integrantes, com a participação também de países parceiros.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que coordena o encontro, ressaltou em entrevista ao Brics Brasil a relevância do evento para o país. Segundo ele, o Brics representa uma “manifestação extremamente importante da cooperação multilateral” e serve como plataforma para impulsionar o desenvolvimento dos países do Sul Global.

“Esperamos apresentar resultados concretos à próxima presidência da Índia”, acrescentou o chefe da diplomacia brasileira.

No mesmo dia, durante a reunião dos ministros do BRICS, foram realizadas negociações bilaterais. O chanceler russo, Serguei Lavrov, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi. Ambos destacaram o alto nível das relações entre a Rússia e a China, discutiram a implementação dos acordos firmados entre seus líderes e trataram dos preparativos para a visita oficial do presidente chinês, Xi Jinping, à Rússia. A cooperação em fóruns multilaterais como a ONU, a Organização para Cooperação de Xangai, o BRICS e outros formatos internacionais também foi tema de atenção especial.

Além disso, Lavrov se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Etiópia, Gedion Timotheos. Os chanceleres reafirmaram o compromisso com o fortalecimento da cooperação bilateral em múltiplas áreas, inclusive em fóruns internacionais. Também manifestaram apoio ao reforço das bases jurídicas para a consolidação de uma ordem mundial multipolar.

Confira mais informações no Tv Brics, parceiro do Metrópoles. 



Metropole