Até o dia 26 de março, os Municípios podem contribuir com informações na Tomada de Subsídios para a Estratégia Brasileira de Transformação Digital (E-Digital). A iniciativa, do governo federal, tem como objetivo receber contribuições de gestores públicos, agentes econômicos, entidades representativas e da sociedade civil para apoiar a elaboração da nova E-Digital, cuja responsabilidade institucional é do Comitê Interministerial para a Transformação Digital (CITDigital), conforme estabelecido no Decreto 12.308/2024.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que a ferramenta deve estabelecer, por meio colaboração dos entes municipais, pessoas físicas, organizações e coletivos um espaço para a contribuição de visões qualificadas, experiências práticas, análises críticas e perspectivas inovadoras sobre os rumos do país no âmbito da Transformação Digital, bem como sobre os objetivos prioritários para o período de 2026 a 2031.
Uma das principais diferenças da E-Digital em relação a outras estratégias setoriais em andamento é o seu papel como estratégia “guarda-chuva” da temática digital. Por isso, a CNM orienta e articula outros processos de planejamento setorial tanto em âmbito nacional quanto da cooperação internacional.
A CNM ressalta ainda que a Tomada de Subsídios está estruturada por meio de um questionário, ao qual os interessados podem participar mediante acesso com conta gov.br e está disponível ocorre por meio da plataforma Brasil Participativo.
O tema Transformação Digital também integra a programação das arenas temáticas da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada no período de 18 a 21 de maio.
Para saber mais sobre o maior evento municipalista do mundo acesse aqui
Da Agência CNM de Notícias, com informações Brasil Participativo



