Novo diretório do PT troca comando em 2 secretarias do governo Dantas


Marcelo Nascimento e Judson Cabral. Reprodução

O governador Paulo Dantas confirmou, nesta quarta-feira (21), mudanças em duas secretarias controladas pelo Partido dos Trabalhadores (PT). A informação foi confirmada pelo secretário do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro, e pelo secretário de governo Vítor Pereira.

A troca já foi comunicada aos secretários que deixam os cargos: Gino César e Maria José da Silva, ambos indicados anteriormente pelo atual diretório, ligado ao deputado federal Paulão (PT-AL) e a tendência CNB.

As pastas passam a ser ocupadas por nomes ligados aos grupos que ajudara a eleger novo presidente do PT de Alagoas, deputado estadual Ronaldo Medeiros. A decisão foi construída em reunião entre Medeiros e o governador, ainda antes da posse oficial da nova direção partidária, prevista para 6 de setembro.

Novos nomes

Na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), assume o ex-deputado estadual e ex-vereador de Maceió, Judson Cabral. Engenheiro com especialização em gestão ambiental, Cabral é considerado uma das principais lideranças históricas do PT em Alagoas. Ele integrou o grupo que venceu a eleição interna do partido em julho e que hoje sustenta a liderança de Medeiros no diretório estadual. Cabral substitui Gino César, que ocupava a Semarh por indicação de Paulão.

Já a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos será comandada por Marcelo Nascimento, presidente do diretório municipal do PT de Maceió. Formado em Direito, com especialização em direitos humanos, Nascimento tem atuação destacada em movimentos sociais e foi um dos articuladores da criação do movimento LGBT em Alagoas, . Ele assume o cargo no lugar de Maria José da Silva.

As mudanças refletem o novo equilíbrio de forças dentro do PT alagoano após a eleição do diretório estadual, realizada em 6 de julho. Com a vitória de Ronaldo Medeiros, o grupo liderado pelo deputado federal Paulão perdeu espaço na interlocução direta com o governo.

Mesmo antes de tomar posse oficialmente, Medeiros articulou junto ao governador a definição de novos nomes para o secretariado, reforçando a posição de seu grupo na estrutura administrativa. A posse dos novos dirigentes do PT em todo o país está marcada para até 6 de setembro, prazo-limite estabelecido pela executiva nacional.

No Palácio República dos Palmares, a leitura é clara: a mudança simboliza o fim da influência de Paulão no espaço de indicações para o governo estadual. O recado foi dado em tom político e administrativo — e marca uma nova fase na relação do PT com a gestão de Paulo Dantas.

Diálogo

O governador Paulo Dantas comunicou a decisão de trocar os atuais secretários ao deputado federal Paulão e aos dirigentes do partido que ainda estão à frente do diretório estadual (a posse do novo diretório será realizada no próximo dia 6 de setembro).

“Por regra as indicações do PT são feitas pelo presidente do diretório estadual. Todos os cargos, incluindo a Arsal, passaram pelo diálogo entre a direção do partido e o governador Paulo Dantas anteriormente, como estão passando agora”, explica o secretário Vítor Pereira.

A nomeação dos novos secretários será publicada no diário oficial da próxima terça-feira, 26.



Fonte: Gazetaweb