Na hora de escolher um roteiro para uma viagem, uma boa opção é escolher lugares para os quais o imaginário já te transportou como a ajuda da literatura. O turismo literário pode ser feito de três maneiras: visitando as casas de grandes escritores, destinos onde grandes livros foram ambientados ou viajando para as Cidades Literárias designadas pela UNESCO.
O Metrópoles organizou uma lista de 10 cidades para quem ama literatura, com destinos no Brasil e no mundo. Confira!
Napoles, Itália
Quem já leu algum dos livros da escritora Elena Ferrante se ambientou pelas ruas de Nápoles, desde as pizzarias famosas até o “caos italiano” raiz.
Londres, Inglaterra
Quando se pensa em Londres, é fácil imaginar inúmeros romances, clássicos ou não, que se passam na capital inglesa. Charles Dickens, Virginia Woolf e Shakespeare são só alguns dos grandes nomes ligados à cidade.
Verona, Itália
Imortalizada por Romeu e Julieta, a cidade italiana atrai fãs da literatura de Shakespeare do mundo todo. Apesar de fictícia, a famosa “casa de Julieta” virou símbolo do turismo e de amores impossíveis.

Bahia, Brasil
Um dos ícones da literatura brasileira, Jorge Amado ambientou diversas de suas histórias em Ilhéus, Salvador e Mangue Seco. Ilhéus, com a casa de sua infância transformada em museu. Salvador, onde a casa com sua segunda esposa abriga um acervo pessoal. Mangue Seco, por sua vez, foi cenário da novela Tieta do Agreste.

São Petersburgo, Rússia
Para os amantes de Dostoiévski e Tolstói, basta uma ida a São Petersburgo para se sentir dentro do livro dos autores. Os fãs de Dostoiévski podem explorar a Casa de Dostoiévski, onde o autor viveu e escreveu algumas de suas obras mais impactantes, mergulhando na atmosfera que moldou personagens como Raskólnikov, de Crime e Castigo.
Cartagena, Colômbia
Para amantes de Gabriel García Márquez, um dos ícones da literatura latino-americana, passear pela Colômbia permite sentir a atmosfera de seus romances, principalmente em Cartagena das Índias.
Edimburgo, Escócia
Foi a primeira cidade a receber o título de Cidade da Literatura pela Unesco. O passeio inclui livrarias históricas, cafés e ruas que inspiraram os cenários de Hogwarts.
Valparaíso, Chile
Um roteiro no Chile para os fãs de Isabel Allende com certeza incluiria Valparaíso, cidade frequentemente retratada em sua obra.

Salem, Estados Unidos
Salem, por si só, é uma aventura para os fãs de As Bruxas de Salem, de Arthur Miller. Os visitantes podem percorrer as ruas de paralelepípedos do distrito histórico, onde as casas preservadas e os museus retratam os eventos que inspiraram a peça teatral.

Taubaté, Brasil
Na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, se ambienta a série de livros Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. O sítio homônimo, que pertenceu ao avô do autor, é agora um museu histórico com móveis e objetos de Lobato. Além disso, oferece atividades pedagógicas e espaços de recreação.
