O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, previu nesta terça-feira (8/7) que o projeto do governo aumentando a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil por mês será aprovado com “larga margem” de votos no Congresso Nacional.
Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, Haddad avaliou que, diferentemente do que fez na reforma tributária, Bolsonaro (PL) terá “mais dificuldade” para trabalhar contra, uma vez que o próprio ex-presidente chegou a prometer elevar a faixa de isenção e não cumpriu.
“Acredito que esse projeto vá ser aprovado com larga margem de apoio. Não sei como a extrema direita vai se comportar, porque a extrema direita votou contra a reforma tributátria, que foi a coisa mais importante aprovada desde o Plano Real no Brasil. E o Bolsonaro fez lá plantão no Senado para tentar derrotar a reforma tributária. (…) Não conseguiu”, disse o chefe da equipe econômica.
“Em relação aos R$ 5 mil, na minha opinião o Bolsonaro vai ter mais dificuldade em derrotar essa proposta, porque ele próprio prometeu e não cumpriu. Então, vai ficar um pouco difícil para ele, que prometeu e não cumpriu, impor ao atual presidente uma derrota em uma promessa que o presidente fez e vai cumprir”, emendou Haddad.
7 imagens
Fechar modal.
1 de 7
Haddad: “Eu gostaria de concluir minha agenda à frente da Fazenda”
Samuel Reis/Metrópoles2 de 7
Haddad: “A extrema direita é antinacional. Ela não está colaborando com os interesses nacionais”
Samuel Reis/Metrópoles3 de 7
“Eu nunca conversei sobre 2026 com o presidente”, disse Haddad
Samuel Reis/Metrópoles4 de 7
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Samuel Reis/Metrópoles5 de 7
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Samuel Reis/Metrópoles6 de 7
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad
Samuel Reis/Metrópoles7 de 7
Samuel Reis/Metrópoles
Na entrevista, o ministro da Fazenda também elogiou Arthur Lira (PP-AL), que é relator do projeto da isenção do IR na Câmara. Segundo Haddad, Lira está em “contato permanente” com a equipe econômica. “Acredito que o deputado tenha já formado seu juízo a respeito desse tema, disse.