Plataforma transforma as demandas da indústria em cursos gratuitos


A plataforma Senai Play disponibiliza mais de 1 mil cursos gratuitos em diversas áreas da indústria. Com o intuito de fortalecer a educação profissional, o conteúdo é ofertado de acordo com as demandas do mercado de trabalho para solucionar as lacunas da mão de obra qualificada em alguns setores.

Paulo de Sá Filho, diretor da Unidade Digital do Sesi/Senai-GO, explica que os cursos surgem de uma análise criteriosa do mercado, que envolve visitas técnicas, eventos setoriais e parcerias com empresas, para mapear as lacunas de qualificação profissional.

“A criação de cursos no Senai Play parte de um olhar atento, tanto para os nossos estudantes quanto para o mercado. Buscamos identificar as competências exigidas pelo mundo do trabalho e, a partir dessa escuta ativa e da análise de tendências, definimos os temas mais relevantes para compor nosso portfólio de cursos”, explica.

O diretor também expõe que existe um processo de curadoria que reforça o alinhamento entre o conteúdo técnico e a aplicabilidade.

“Temos uma equipe multidisciplinar que colabora com o setor produtivo na construção dos cursos, desde sugestões de conteúdo até validações estratégicas. Com o Senai Play Business, por exemplo, cocriamos trilhas formativas personalizadas junto às empresas, a partir dos seus próprios desafios e metas”, explica.

Após identificados os temas que precisam estar em evidência, joana Darc Vaccari, gestora do projeto Senai Play no DR/GO, assume o protagonismo do cenário. “Selecionamos especialistas com experiência prática na indústria, garantindo que o conteúdo seja conectado com a realidade do setor. A proposta do curso combina teoria essencial com exemplos reais, sempre com foco nas competências que o estudante precisa desenvolver”.



Metropole