Militares do 5º BPM agiram rápido e conseguiram salvar a vida do pequeno Efraim
Policiais militares salvaram um bebê de 1 ano e 5 meses que se engasgou na tarde dessa quarta-feira (11), no conjunto Cidade Sorriso, no Benedito Bentes, parte alta de Maceió. A guarnição realizava patrulhamento de rotina quando a mãe da criança pediu socorro ao perceber que o filho já apresentava sinais de asfixia. O aspirante…
Policiais militares salvaram um bebê de 1 ano e 5 meses que se engasgou na tarde dessa quarta-feira (11), no conjunto Cidade Sorriso, no Benedito Bentes, parte alta de Maceió. A guarnição realizava patrulhamento de rotina quando a mãe da criança pediu socorro ao perceber que o filho já apresentava sinais de asfixia.
O aspirante Lucas Nunes e o sargento Divaldo Galvão, da Rocom Comando do 5º BPM, agiram rapidamente e aplicaram a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros que utiliza compressões abdominais para desobstruir as vias aéreas. Com a intervenção, o pequeno Efraim conseguiu expelir o alimento que causava o engasgo e voltou a respirar.
Segundo os policiais, a mãe estava bastante abalada no momento do pedido de ajuda. “Nosso foco foi agir o mais rápido possível para reverter a situação. Foi um grande alívio ver que ele voltou a respirar”, afirmou o aspirante Nunes. O sargento Divaldo destacou que, além do trabalho de segurança, a corporação também atua em situações emergenciais. “Ficamos felizes em poder ajudar a população em um momento tão delicado”, disse.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
Antes de encontrar a viatura, a mãe, Poliane Marques, tentou realizar o desengasgo por conta própria, mas não conseguiu. “Quando percebi que ele estava ficando roxo, saí desesperada para buscar ajuda e encontrei a viatura na esquina. Sou muito grata por terem salvado a vida do meu filho”, relatou emocionada.
De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de sete anos. A manobra de Heimlich é indicada em situações de obstrução das vias aéreas e pode ser realizada por qualquer pessoa treinada, sendo fundamental para evitar complicações graves ou até fatais.
Fonte:Source link




