
Luan Douglas dos Santos Porto
Acusado é apontado como mandante do crime e responde por homicídio qualificado
Acontece nesta segunda-feira, 28, no Fórum de Justiça do Barro Duro, em Maceió, o júri popular do policial militar Cicero Vasconcelos de Lima Júnior, o “cabo Júnior”, acusado pela morte do professor de educação física e atleta Luan Douglas dos Santos Porto, em União dos Palmares, no ano de 2017.
O suspeito foi preso ainda em 2017 e passou cinco anos e cinco meses recluso no Presídio Militar de Alagoas sob acusação de homicídio qualificado, como mandante do crime. Em abril de 2023 ele teve o pedido de habeas corpus atendido pela justiça e desde então responde ao processo em liberdade.
O conselho acontece na 8ª Vara Criminal da Capital e está sendo conduzido pelo juiz Eduardo Nobre Carlos. A previsão é que a sentença seja dada ainda hoje.
Sobre o caso
Luan Douglas dos Santos Porto, professor de educação física, foi assassinado em 18 de abril de 2017, em frente à sua residência em União dos Palmares, Zona da Mata alagoana. De acordo com investigação do Ministério Público Estadual (MPE), ele foi vítima de um grupo de extermínio que atuava naquela região e no interior de Pernambuco.
A motivação do crime estaria ligada a um relacionamento que Luan teve com a ex-namorada do cabo da Polícia Militar conhecido como Júnior. O PM teria oferecido R$ 4 mil a um homem apelidado de “Thor” para executar o crime, mas, após a recusa, contratou outro pistoleiro que efetivou o assassinato dias depois.
Inicialmente, o MPE afirmou que se tratava da esposa do policial, mas corrigiu a informação, esclarecendo que eles estavam separados.
Luan foi abordado por criminosos em duas motos e alvejado com pelo menos seis tiros de pistola PT 380 ao chegar em casa. Mesmo ferido, tentou fugir, mas morreu dentro da residência. Nada foi levado da vítima, afastando a hipótese de latrocínio.
Luan era bastante conhecido na cidade, atuava como professor em várias escolas e coordenava um projeto para jovens. Sua morte causou grande comoção na população e nas redes sociais. Ele deixou uma filha.
Fonte:Source link