Uma ambulante morreu e um homem ficou ferido, na manhã deste sábado, durante a queda de um andaime na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Constante Ramos, no bairro da Zona Sul. A venezuelana Betty Louella Ford Moreno, que trabalha há três anos próximo ao local, chegou a ser levada pelos…
Uma ambulante morreu e um homem ficou ferido, na manhã deste sábado, durante a queda de um andaime na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com a Rua Constante Ramos, no bairro da Zona Sul. A venezuelana Betty Louella Ford Moreno, que trabalha há três anos próximo ao local, chegou a ser levada pelos bombeiros para o Hospital Miguel Couto, mas não resistiu aos ferimentos. Já Luiz Carlos de Araújo Azevedo, levado para a mesma unidade de saúde, encontra-se estável. O caso é investigado pela 13ª DP (Ipanema).
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
Testemunhas da queda do andaime afirmam que a estrutura estava montada no local como suporte a obra do Edifício Monte Azul, localizado acima da farmácia onde Betty montava uma barraca de cangas, enfeites e roupas temáticas do Rio de Janeiro.
Segundo relatos, um grupo de homens chegou nesta manhã para transportar o andaime, movendo-o da Constante Ramos para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. A queda aconteceu nesse momento.
— A gente levou um susto. Foi um barulho enorme. Saímos rápido e, quando vimos, já estava tudo no chão — conta uma moça que trabalha em local vizinho ao acidente.
De acordo com ela, a camelô trabalha junto ao marido na venda dos artigos turísticos. Ele, inclusive, estava presente durante o acidente, mas não sofreu ferimentos.
— É impressionante. Ela vem aqui todo dia. Hoje mesmo ela chegou, conversamos. Como eu imaginar que essa era a data de morte dela? Não consigo nem expressar… — lamenta a comerciante.
Fiscalização de licença e ART
Nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes se pronunciou a respeito da queda do andaime e lamentou as vítimas:
— Tivemos um acidente absurdo em Copacabana. Um andaime desses de obras despencou. Uma dessas pessoas veio a óbito. É inaceitável. Estamos levantando todas as licenças dessa obra e vamos repassar isso para a polícia. O responsável por essa obra tem que responder por esse crime, por esse absurdo. A prefeitura tem sempre o papel de fiscalizar. Mas obra tem engenheiro responsável que precisa cuidar disso. E tem que responder por seus atos — disse o prefeito.
Já o subprefeito da Zona Sul, Pedro Angelito, explica que, em casos de reforma, não é necessário a liberação de licença pela prefeitura. A instalação de andaimes fica a cargo de um engenheiro civil e do síndico do prédio.
— A subprefeitura está tentando entrar em contato com a empresa de engenharia responsável e com a síndica, mas nenhum dos dois responde. A perícia na estrutura já foi concluída e, agora, vamos conferir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para saber sobre falhas nas medidas de proteção — explica Pedro.
Fonte:Source link



