O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), deu a largada – literalmente – na sua caminhada de volta ao Palácio dos Palmares. E ao estilo. A confirmação de que vai deixar o Ministério em abril do próximo ano para ficar apto a disputar o governo de Alagoas foi feita em Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas, considerada um reduto do MDB.
Nesta segunda-feira (07/07) Renan Filho fez o lançamento do VLT de Arapiraca, um projeto orçado em mais de R$ 200 milhões, que deve transformar o transporte coletivo na cidade. No evento, o ministro foi acompanhado pelo governador Paulo Dantas (MDB), senador Renan Calheiros (MDB) e o prefeito do município, Luciano Barbosa (MDB), além de deputados, vereadores e prefeitos de várias outras cidades.
Ao ser questionado sobre seu futuro político, ele confirmou que deixará o Ministério em abril para disputar o governo. “Eu vou me desincompatibilizar é em abril pra ficar apto a disputar as eleições ao governo de Alagoas. É o senador Renan que é o presidente do nosso partido, o governador já tem registrado sempre quando podem o meu nome e eu jamais me furtarei ao povo alagoano e ao meu grupo político a disputar as eleições”, afirmou.
A larga, em Arapiraca, é simbólica também porque foi dada ao lado de Luciano Barbosa, que foi vice-governador de Renan Filho, mas os dois estavam afastados politicamente. Nos bastidores, existem inclusive especulações de que o atual prefeito da cidade se aproximaria de JHC, nome que é especulado para disputar o governo pela oposição.
Barbosa não declarou apoio a Renan Filho, mas fez repetidos elogios ao ministro, ao senador Renan Calheiros e ao governador Paulo Dantas, numa sinalização que estará ao lado deles nas eleições do próximo ano. Luciano já avisou a quem interessar possa que tem compromissos com Renan e Paulo Dantas e tem trabalhado, de acordo com especulações locais, para que o vice da chapa do MDB seja indicado por Arapiraca.
Veja o que disse Renan Filho
O ministro encerra fala sobre o VLT: “Isso eu acho que é o caminho que nós devemos seguir então era isso que eu queria dizer agradecendo a todo mundo. Muito obrigado pessoal”, mas parou para responder a um repórter: “É aproveitando, dois mil e vinte e seis tá chegando, qual o seu futuro, se o pretende ser candidato a governador de Alagoas?”.
Veja a resposta:
– Olha eu por enquanto eu sou candidato a concluir o meu mandato, agora uma certeza é precisa ser colocada. Eu vou me desincompatibilizar é em abril pra ficar apto a disputar as eleições ao governo de Alagoas.
– É o senador Renan que é o presidente do nosso partido, o governador já tem registrado sempre quando podem o meu nome e eu jamais me furtarei ao povo alagoano ao meu grupo político a disputar as eleições.
– O senador Renan como presidente do partido tem dito sempre isso e eu senti o calor das pessoas quando tava chegando até aqui né, mas essa discussão eu vou fazer mais profundamente daqui a pouco porque antes disso eu tenho que entregar aqui o VLT de Arapiraca, tenho que avançar com a ponte de Penedo a Neópolis, eu tenho que terminar o Arco Metropolitano de Maceió, que já começou lá em Marechal, tenho que terminar todas as obras da BR 101, que inclusive Paulo tá pronta aqui em São Sebastião pra gente entregar em breve mais um trecho…