29/04/2025 17:55 | Comunicação
Secom Alagoas lança plataforma de inteligência artificial inédita para gestão de publicidade
Diana promete transparência e agilidade na comunicação governamental
Ferramenta promete agilizar demandas e fortalecer a interação com o Governo
Natalício Vieira / Agência Alagoas
A Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom) lançou, nesta terça-feira (29), um modelo inovador de gestão de processos de publicidade, pioneiro no Brasil. Durante o lançamento da nova ferramenta, o secretário Wendel Palhares destacou: “Inovação é a marca da gestão Paulo Dantas” A grande novidade é a plataforma ‘Diana’, uma inteligência artificial desenvolvida para otimizar a comunicação institucional voltada à publicidade de ações e programas governamentais.
A apresentação aconteceu no auditório Aqualtune, do Palácio
República dos Palmares, reunindo representantes de agências, servidores das
assessorias de comunicação e do setor financeiro de secretarias e órgãos
estaduais.
A ferramenta promete agilizar demandas e fortalecer a
interação entre a Secom e as demais secretarias e órgãos do Estado.
Com a implementação da Diana, os processos de publicidade
ganharão ainda mais transparência, modernidade e agilidade. O acesso facilitado
às informações será um dos grandes diferenciais, permitindo consultas de forma
simples e rápida. As solicitações de processos continuarão a ser realizadas via
Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sendo também registradas na nova
plataforma.
Para Wendel Palhares, a nova plataforma vai impactar
diretamente nos processos de publicidade recebidos pela Secom. “Este é um
marco no nosso trabalho de modernização da comunicação governamental. Estamos
otimizando, significativamente, o tempo despendido na elaboração dos processos
de publicidade. A Diana nos permite alçar voos mais altos, direcionando nossos
esforços da esfera puramente operacional para o planejamento estratégico e a
execução tática das nossas ações de comunicação”, resume.
Segundo Vanine Cedrim, responsável pelo atendimento da
agência Disrupy, a novidade é vista com otimismo pelo setor. “A nova
plataforma vem tanto para auxiliar na gestão da Secom com as agências, quanto
para organizar e dar mais celeridade aos processos que eles nos enviam. Como
comunicação mesmo, será um caminho mais curto para termos acesso às
informações”, explica Cedrim.
Como vai funcionar
Na prática, o assessor de comunicação inicia o processo no SEI e cadastra, também, na plataforma Diana, registrando dados essenciais da campanha. A plataforma
gera automaticamente um espelho da campanha, detalhando as peças publicitárias.
Após a aprovação da Secom, a secretaria responsável solicita o empenho
financeiro, anexando o comprovante, tanto no SEI quanto na nova plataforma.
As agências de publicidade licitadas utilizarão a Diana para
solicitar o faturamento de seus serviços. A principal vantagem do sistema é
permitir que cada secretaria acompanhe em tempo real todas as etapas do
processo, proporcionando maior transparência e controle sobre a publicidade
institucional.
Fonte:Source link