O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (28/9) dois alertas de perigo potencial diferentes com efeito no estado de São Paulo. Nenhum deles atinge a capital paulista.
O primeiro alerta é de baixa umidade e atinge as regiões de Araçatuba, Ribeirão Preto , São José do Rio Preto e Araraquara, localizadas mais ao norte do estado, até o final da noite de segunda-feira (29/9).
Leia também
-
Peixes mortos: aparelho que oxigena água de lago na Aclimação quebrou
-
Frente fria mantém chuvas no Sudeste e Centro-Oeste; confira o clima
-
Parque da Aclimação tem centenas de peixes mortos após temporal em SP
-
São Paulo tem o menor percentual de salas de aula climatizadas do país
De acordo com o instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% e há risco baixo de incêndios florestais.
Já nas regiões de Itapetininga, Marília, Bauru e do litoral sul paulista, o alerta é para risco de tempestades. Segundo o aviso, há possibilidade de temporal com ventos intensos e queda de granizo, além da possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos e alagamentos. Nesse caso, o perigo potencial é válido até as 10h de segunda-feira.
Instruções
- No caso das regiões com possibilidade de baixa umidade, o Inmet orienta o consumo de líquidos em abundância.
- Desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia devem ser evitados.
- Para regiões com alerta de temporal, o instituto recomenda evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Também não é recomendado buscar abrigo debaixo de árvores ou estacionar veículos próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda.
- Em ambos os casos, é possível obter mais informações à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).