A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) informou nesta sexta-feira (5) que está investigando um caso suspeito de meningite em um estudante de uma escola privada no bairro do Farol, parte alta da capital. A apuração está sendo conduzida pela área técnica de Meningites da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS). Segundo a pasta,…
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) informou nesta sexta-feira (5) que está investigando um caso suspeito de meningite em um estudante de uma escola privada no bairro do Farol, parte alta da capital. A apuração está sendo conduzida pela área técnica de Meningites da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS).
Segundo a pasta, ainda é necessário aguardar o resultado dos exames laboratoriais para confirmação ou descarte do diagnóstico. Até lá, o caso segue sob monitoramento das equipes de vigilância epidemiológica.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
Não foram divulgados detalhes sobre a idade do aluno nem o estado de saúde, para preservar a identidade do paciente.
NOTA OFICIAL
Em nota oficial, a SMS reforçou que o protocolo para situações suspeitas já foi acionado e que o acompanhamento ocorre com critérios técnicos. Veja a nota:
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio da área técnica de Meningites da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), informa que está investigando um caso suspeito de meningite em um estudante de uma escola privada localizada no bairro do Farol. A orientação é aguardar o resultado do exame para que sejam adotadas as medidas necessárias. A Vigilância em Saúde segue acompanhando o caso com a seriedade e o cuidado que a situação exige.
VACINAÇÃO EM MACEIÓ
O caso suspeito surge em meio a uma mobilização recente da Prefeitura de Maceió para conter casos de meningite C, com vacinação de bloqueio em bairros prioritários.
Após um dia de grande procura, a Secretaria de Saúde decidiu prorrogar por mais uma semana a oferta da vacina, entre os dias 2 e 6 de fevereiro, em 14 unidades de saúde e também no CAT Aprígio Vilela.
A estratégia de bloqueio vacinal é direcionada a moradores de áreas específicas dos bairros Benedito Bentes e Serraria, dentro de um raio de até 1 km dos registros confirmados anteriormente.
QUEM PODE SE VACINAR?
A vacina contra meningite C está disponível para:
- pessoas de 3 meses a 80 anos
- quem ainda não completou o esquema vacinal
- gestantes e lactantes, com indicação médica
A SMS reforça que a vacina é gratuita e considerada segura.
SINTOMAS DE ALERTA
A Secretaria orienta que, diante de sintomas compatíveis com meningite, a população procure atendimento médico imediato. Entre os principais sinais estão a febre alta súbita, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, manchas na pele, além de sonolência ou confusão mental.
Fonte:Source link



