O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi às redes sociais na noite deste sábado (14/2) para enaltecer o trabalho dos policiais no Carnaval de São Paulo. A homenagem veio em forma de samba-enredo, em meio a pressões da categoria por aumento salarial.
A polícia tá na rua
E não tá pra brincadeira
Tem tecnologia
E heróis de primeiraSe você vier pra Sampa
Achando que é malandrão
É roubando celular
Que a casa vai cair, bonitãoNo sambódromo ou no bloco
Não adianta se esconder
Seja na rua ou na avenida
A Muralha Paulista vai… pic.twitter.com/l7AScDIMtQ— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) February 14, 2026
&
A letra da música é acompanhada de imagens das apreensões e prisões feitas pelos policiais, que têm usado fantasias para se infiltrar nos blocos e capturar, principalmente, ladrões de celular.
O samba-enredo do governador também enalteceu a “Muralha Paulista”, sistema de vigilância integrada a cadastros penitenciários. Na primeira noite de Carnaval, um foragido foi detido no sambódromo de Anhembi.
Governador virou alvo da “bancada da bala”
Como mostrou o Metrópoles, Tarcísio de Freitas tem sido alvo de deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) ligados a forças policiais e agentes da Polícia Militar (PM).
Embora tenha o discurso de valorização da segurança pública e tenha, pela primeira vez, colocado policiais como secretário de Segurança Pública do Estado — o ex-secretário, Guilherme Derrite, é policial militar da reserva e o atual titular da pasta, Osvaldo Nico, foi policial civil —, o governador é alvo da categoria, que esperava mais valorização salarial.
Ao Metrópoles, o deputado estadual Capitão Telhada (PP), por exemplo, disse que o governador tem uma “promessa de campanha represada”.
“A bancada da segurança pública não abre mão de que seja um reajuste real e, conforme o próprio compromisso do governo, um reajuste de dois dígitos”, afirmou.

