“Vai tomar pau”: guarda municipal é preso por agredir homem algemado


O agente da Guarda Civil Municipal de Manaus (AM), Francisco das Chagas Eugênio de Araújo, foi preso nesse sábado (26/4) após se apresentar ao 24º Distrito Integrado de Polícia. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, em razão de agressões cometidas contra um homem em situação de rua no Centro da capital amazonense.

O caso veio à tona após a divulgação de um vídeo que mostra a ação violenta ocorrida no dia 12 de abril, em um prédio abandonado na Rua Gabriel Salgado, no Centro Histórico de Manaus.

Nas imagens, o homem, já algemado e rendido, é agredido com golpes de cassetete enquanto permanece sentado no chão. Ao todo, sete guardas municipais estavam presentes na cena: um conduzia as agressões, outro filmava e os demais assistiam sem intervir.

Durante a agressão, o guarda que aplicava os golpes afirma: “Tu só vai apanhar”, enquanto a vítima, visivelmente em dor, responde repetidamente: “Não fui eu”. Em outro momento, um segundo agente reforça: “Vai apanhar até umas horas”. Após cessar a sequência de golpes, o agressor ainda ameaça: “Descansa aí. Vai tomar outro pau. Mais uma rodada”.

A repercussão do vídeo provocou resposta imediata da Prefeitura de Manaus, que afastou os sete guardas envolvidos e recolheu seus armamentos. Em nota, o Executivo municipal declarou “absoluto repúdio ao episódio lamentável” e informou que todas as providências administrativas e legais estão sendo tomadas.

O mandado de prisão foi assinado pela juíza Patrícia Macedo De Campos, da Central de Plantão Criminal, na sexta-feira (25). Apesar de determinar a prisão preventiva, a magistrada negou o pedido de suspensão do cargo público do agente.



Metropole