A mortandade de centenas de peixes registrada na laguna entre os povoados Mutuca e Paturais, em Jequiá da Praia, pode ter sido provocada pela redução dos níveis de oxigênio na água após as fortes chuvas dos últimos dias. A hipótese é investigada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL).
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!
As equipes técnicas realizam análises físico-químicas e biológicas para identificar o que levou à morte dos animais. Após a conclusão dos estudos, o laudo final será divulgado.
Leia também
Segundo o coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César, as lagunas costeiras são ambientes rasos e com pouca dinâmica de circulação de água, o que favorece o acúmulo de materiais orgânicos trazidos pelos rios.
Ainda de acordo com o especialista, períodos de chuvas intensas e ventos fortes aumentam a proliferação de matéria orgânica e de microrganismos que consomem oxigênio, agravando a escassez do elemento na água e resultando na morte dos peixes. O fenômeno, conforme destacou, é recorrente em lagunas costeiras.
Diante da situação, o IMA orientou a suspensão temporária da comercialização e do consumo das espécies tucunaré e piau, devido ao risco à saúde humana.
*com informações da assessoria.




